AICMOFOBIA – Como superar o medo de agulha

 

 

O medo em excesso (fobia) é um indicativo de que o sistema interno não está funcionando adequadamente. Esse medo desproporcional seja de algo verdadeiramente real ou de uma coisa que não oferece um medo real, é sentido com uma proteção extrema, que tem a intenção de autodefesa, porém é justamente essa energia direcionada para uma autopreservação que desencadeia uma paralisia ou fuga de situação, fazendo com que a pessoa fique impedida de seguir em frente e/ou mesmo lidar de forma satisfatória com a situação.

Há muitas pessoas que sentem esse medo em relação a agulha, como ao tomar vacina por exemplo, e quando esse pavor se instala ele vai muito além do desconforto da picada.

Quem passa por esse medo, muitas vezes se sentem incapazes de gerenciar suas emoções, suas atitudes e sua própria vida, o que pode ir se potencializando e chegando a impedir que possa realizar os cuidados e as manutenção da saúde em geral do dia a dia, tais como:

Exame de rotina de sangue indicado pelo médico

Tomar uma vacina quando indicado e necessário

Receber uma medicação através de injeção, quando indicado e necessário

Realizar tratamento como acupuntura

Doar sangue

 

Para que se possa superar esse medo, é preciso também tratar a ansiedade.

Segundo dados de 2016 da Associação Psiquiátrica Americana 80% dos pacientes diagnosticados com fobia tem cura daquilo que lhes aflige quando feito tratamento psicológico e/ou medicamentoso (quando e se indicado). Mas 50% dos pacientes fóbicos tem recaída por não seguir o tratamento completo pelo tempo indicado, ou seja, apresentam uma melhora significativa, mas por não seguirem corretamente o tratamento, depois de um tempo volta a apresentar algum tipo de problema vinculado ao medo.

Existem diversas técnicas eficazes no tratamento de fobias, com excelentes resultados e comprovações científicas, como por exemplo:

 

Hipnoterapia: O tratamento busca criar novos aprendizados e transformação para renovar as diferentes respostas. Na fobia, um estímulo específico é entendido como fóbico e com o tratamento da hipnoterapia, a mudança interna acontece e esse mesmo estímulo pode ser aceito como neutro ou mesmo inofensivo.

https://rodrigopsicologo.com.br/hipnoterapia

 

Dessensibilização: Nesse tratamento se busca ir gradualmente de encontro ao objeto fóbico, com estratégias e planejamentos adequados para não aumentar mais ou menos e não causar nenhuma situação estressante ou traumática e assim ir diminuindo as sensações.

 

Realidade Virtual: Nesse tratamento, o paciente é exposto de forma virtual, normalmente através do uso de equipamentos específicos, como óculos e fones de ouvido de forma segura em relação aquilo que lhe causa preocupação com toda a assistência e orientação profissional que vai lhe acompanhar durante o exercício.

A sensação da superação de uma fobia é algo incrível, e quem vive uma grande conquista como essa, apresenta uma produção de neurotransmissores como endorfina, serotinina, dopamina e ocitocina. Essa química do cérebro libera uma sensação enorme de prazer, bem-estar, motivação e euforia.

Se libertar de um medo é como superar um grande desafio.

 

(veja o relato na página de avaliação https://rodrigopsicologo.com.br)

Se você sofre com fobias ou conhece alguém que esteja sofrendo com fobia, busque ajuda profissional.

Não permita que o medo de agulha te impeça de cuidar da sua saúde!

Um grande abraço!

Respostas de 20

  1. Create super-engaging Instagram captions with this AI powered Instagram caption generator. This free AI powered Instagram caption generator will create the perfect caption for your photo and help you get more likes, followers and comments. Click Here: https://stanford.io/3Fmnnxo

  2.  $5,000 FREE EXCHANGE BONUSES BELOW PlaseFuture FREE $3,000 BONUS + 0% Maker Fees + PROMOCODE FOR NEWS USERS OF THE EXCHANGE [M0345IHZFN] — 0.01 BTC site: https://buycrypto.in.net Our site is a secure platform that makes it easy to buy, sell, and store cryptocurrency like Bitcoin, Ethereum, and More. We are available in over 30 countries worldwide.

  3. Muito interessante abordar esse assunto que é tão importante e muitos desconhecem a importância de saber lidar com a situação.