Se puder me ajudar.
contato@rodrigopsicologo.com.br+55(14) 98806-6548 facebooktwitterwhatsappinstagramgoogle+youtube

logo

Habilidades Socioemocionais como elas influenciam no futuro do seu filho? - Psicologo Rodrigo Romão Antonio

publicado em:22/06/20 3:00 PM por: Rodrigo Romão Antonio ARTIGOS

Habilidades Socioemocionais

como elas influenciam no futuro do seu filho?

 

Você acredita que os conhecimentos teóricos e técnicos são suficientes para garantir um bom futuro profissional para as crianças?

Vamos pensar sobre isso!

Hoje somente os conhecimentos teóricos e técnicos não são suficientes para garantir um bom futuro profissional para as crianças.

A partir do momento em que a inteligência emocional passou a ser compreendida como parte fundamental do desenvolvimento humano, sentimentos e emoções têm recebido uma destacada atenção de educadores, psicólogos e demais profissionais envolvidos nestas áreas. Não há duvidas quanto a necessidade de habilidades socioemocionais para o desenvolvimento de grande parte se não de todas as atividades humanas, especialmente quanto a formação profissional.

Deste modo, é de suma importância compreender estratégias para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades socioemocinais e com elas podem incidir sobre a trajetória da carreira profissional.

E se a família estiver atenta a essas necessidades, ela terá um papel muito importante em todo esse processo, podendo ajudar a criança de hoje a ser um brilhante e valorizado profissional no futuro.

 

 Mas como isso é possível?

Primeiro precisamos entender o que é, e quais são as habilidades socioemocionais.

As habilidades socioemocionais compreendem uma série de competências que os seres humanos possuem para lidar com suas emoções, gerenciar metas de vida e se relacionar com as outras pessoas. Fazem parte dessas habilidades, o autoconhecimento, a empatia (capacidade para se colocar no lugar do outro), a resiliência (capacidade de superar obstáculos bem como adaptar-se a mudanças e situações adversas).

É preciso conscientizar que somos seres sociais e para que possamos viver bem em sociedade e construir relações saudáveis, é preciso desenvolver habilidades socioemocionais, pois elas integram aos processos do dia a dia, como o aprender, o conhecer, o ser, o conviver e o trabalhar. Porém elas não são dons e precisam sim serem estimuladas e trabalhadas ao longo de toda a vida.

 

Como as habilidades socioemocionais influenciam para a carreira profissional?

Em meio a tantas responsabilidades que recebemos ao chegar na vida adulta, a profissional é uma das mais essenciais, a qual é composta por capacitação por meio da formação acadêmica (que inclui cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, entre outros).

Entretanto, somente essas qualificações não garantem o sucesso em uma profissão, hoje isso está muito evidente, pois podemos ver pessoas com cursos superiores em trabalhos de nível médio e até mesmo sem trabalho. É preciso entender que o caminho de qualquer carreira envolve necessariamente habilidades intra e interpessoais, sendo necessário que o profissional desenvolva outras habilidades e que dominar os conhecimentos técnicos de sua área de formação não são suficientes, o profissional precisa ser capaz de gerir seus sentimentos e emoções, a fim de regular seus comportamentos para alcançar seus objetivos.

Para ser um bom profissional, é importante manter um manejo equilibrado e oportuno das relações com os colegas de trabalho e outras pessoas envolvidas no ambiente profissional, para manter um bom relacionamento com clientes, fornecedores, diretores, entre outros.

Desenvolvendo suas habilidades socioemocionais é que o profissional terá melhores condições de identificar, gerenciar e solucionar problemas relacionados ao ambiente de trabalho e de sua equipe. Tais habilidades vai proporcionar uma melhoria continua em relação ao planejamento, organização, tomada de decisões, ação integrada, bem como estabelecimento e manutenção do foco.

Como você se comporta diante de situações emocionais intensas e complexas?

Qual o tipo de resposta?

As habilidades socioemocionais podem interferir tanto negativa quanto positivamente no desempenho das atividades profissionais, o que dependerá da forma como você será capaz de lidar.

Quando você conseguir desenvolver suas habilidades socioemocionais, vai perceber que ao invés de desperdiçar energia em uma circunstância negativa, irá conseguir canalizá-la de maneira a ser capaz de contornar os efeitos dessa situação, não causando transtornos no trabalho. Deste modo, suas habilidades atuaram no controle da excitação, estabilizando o estado eufórico, diminuindo os níveis de ansiedade e potencializando ganhos.

Hoje as principais empresas destacam as habilidades socioemocionais como um diferencial na contratação, da manutenção e no crescimento dentro da empresa, são habilidades fundamentais na contratação e evolução de cargo.

As habilidades socioemocionais não são apenas um diferencial, mas elas também auxiliam na construção de conhecimentos acadêmicos, tonando a formação técnica do profissional mais sólida e eficiente.

 

Então, como podemos desenvolver as habilidades socioemocionais?

Geralmente as maneiras para desenvolver as habilidades socioemocionais estão relacionadas ao autoconhecimento, percepção do outro, análise das relações sociais, adequação a regras de conduta, identificação de emoções, sentimentos e bom senso. Mas dependem também da estruturação socioafetiva, tipos de relações estabelecidas, lugares institucionais frequentados e faixa etária, existem muitas possibilidades diferentes de desenvolver suas habilidades socioemocionais.

A família, os educadores, os professores da escola e até mesmo da universidade, podem ser grandes agentes estimuladores para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Também podemos ser estimulados por nossas próprias vivências afetivas e experiências sociais, as quais fazem com que aprendemos a lidar com nossas emoções, de maneira a descobrir formas mais satisfatórias de manejá-las.

 

As habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas desde a infância?

A melhor fase para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais é definitivamente a infância, a qual é o período em que nós temos uma maior predisposição biopsicossocial e condições gerais de aprendizagem, deste modo, iniciando o desenvolvimento nessa fase, passamos a orientar nossa ações e comportamentos com base nas habilidades socioemocionais.

Infelizmente ainda é muito escasso os colégios que tenham em sua grade curricular os conteúdos de finalidade destinada ao desenvolvimento dessas habilidades, mas se você encontrar, não deixe de aproveitar para proporcionar ao seu filho essa oportunidade.

 

Como a família pode ajudar a criança a desenvolver suas habilidades socioemocionais?

A família pode e deve ser uma grande ferramenta no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, através do diálogo ela pode apontar boas práticas de conduta e relacionamento com os outros, visando sempre o bem-estar de todos inclusive da criança, dialogando com a crianças quanto a seus sentimentos, emoções e comportamentos, demonstrando as possíveis consequências de cada uma de suas atitudes.

A famosa frase…”A fala ensina, o exemplo educa” é muito válida nesses casos. Utilize o exemplo como estratégia para educar seus filhos, busque auxiliar a família para que ajam em conformidade ao que esperam da criança, pois boa parte dos traços psicológicos e comportamentais assimilados na fase infantil se dá por meio da observação e imitação.



Post Tags

Formado em Psicologia, atua como Psicólogo Clínico (CRP – 06/129455) em abordagem Psicoterapia Breve, buscando promover saúde mental, equilíbrio emocional, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Idealizador dos Projetos: Educação Emocional, dedicando a educar as pessoas cadastradas através de conteúdos enviados por e-mail e WhatsApp. EmagreSER (emagrecimento consciente), auxiliando no processo de emagrecimento, com atendimento personalizado, objetivando trabalhar as questões EMOCIONAIS e COMPORTAMENTAIS, que interferem no processo de emagrecimento. Atua como Psicoterapeuta, no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua também como instrutor de Meditação, Escritor e Poeta.


Comentários



Abrir bate-papo
Olá, aqui é o Rodrigo, como posso te ajudar?