QUANDO PRECISO FAZER TERAPIA? E QUANDO POSSO FAZER TERAPIA? - Psicologo Rodrigo Romão Antonio
Especialmente nos dias corridos de hoje, é comum que todas as pessoas em algum momento da vida, passe por períodos de stress, tristeza, ansiedade, luto e conflito. Então quando não nos sentimos muito bem, acaba ficando difícil saber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema, principalmente quando enfrentamos o preconceito de pessoas próximas dizendo que tal problema é frescura, que outras pessoas passam pelo mesmo problema ou problemas mais agraves e não precisam de psicólogo, mas é preciso nos conscientizarmos que nosso problema é “nosso” e mesmo que outras pessoas aparentemente passem pelo mesmo problema, jamais será o mesmo, pois cada um sente e lida com o problema e/ou a dificuldade de maneira única.
Apesar do cuidado com a saúde emocional estar em evidencia nos dias atuais, a atenção é voltada a identificar e atender aqueles que tem doenças mentais diagnosticáveis, mas a ajuda psicológica para quem tem algum problema que não seja tão óbvio ou aparentemente tão grave, pode ser igualmente importante. Além de potencializar esse sofrimento, quem está nessa situação pode ter o quadro agravado justamente por falta de tratamento profissional.
Um olhar para a prevenção pode amenizar o fluxo de diagnósticos de doenças mentais, pois quanto mais cedo se procura ajuda, mais fácil e rápido será o tratamento, tornando o processo “mais curto e menos estressante”.
A baixa procura por ajuda Psicoterapêutica, está muitas vezes ligada ao estigma e mitos de que a terapia seja algo para gente louca, que a ajuda de um profissional seja um sinal de fraqueza ou tome tempo e custe caro demais. Algo que não condiz com a realidade.
Um tratamento Psicoterapêutico não precisa envolver análise quatro vezes por semana como antigamente, hoje tenho pacientes que vêm para apenas duas ou até uma sessão no mês, ou que fazem sessões por um mês, dois ou três meses, dependendo do caso e do agravamento dos sintomas.
Não é preciso ter medo de se tornar prisioneiro do tratamento, isso já não condiz mais com a realidade.
Mas, infelizmente ainda há um preconceito quanto as doenças mentais, e quanto a importância da saúde emocional.
É preciso a conscientização e valorização dos benefícios da Psicoterapia, não só como tratamento para doenças mentais, mas especialmente para a prevenção, que pode ser visto como formas de aliviar o estresse, (assim como os exercícios físicos ou reeducação alimentar) estratégias que podem ajudar no dia-a-dia, ajudar a aliviar tensões e prevenir o agravamento de sintomas e a nos escutarmos, algo que raramente é feito.
Há alguns sinais que podem auxiliar quanto a compreensão de quando seria o momento de buscar ajuda Psicológica:
> avaliar sua capacidade de tolerância pode ser um ponto muito importante, se atentando a tudo o que lhe faz sentir oprimido ou te impede de funcionar direito podem auxiliar na decisão de buscar ajuda.
> quando suas emoções são intensas, é um sinal importante, pois apesar de todo mundo ficar nervoso e triste, a intensidade e a frequência, podem atrapalhar ou prejudicar a sua vida. A sensação de ser regularmente dominado pela tristeza ou pela raiva pode indicar algo mais profundo.
> quando sua ansiedade é demasiada, e ao se deparar diante de um desafio você acaba imediatamente se preparando para o pior, são sinais de ansiedade extrema, em que as preocupações são desproporcionais e os cenários pessimistas passam a se tornar cenários realistas, pode ser profundamente debilitante, paralisante, levar a ataques de pânico e até mesmo a evitar as coisas e então sua vida começa a se contrair porque você está se omitindo, é um bom momento para procurar ajuda.
>quando você passa por um trauma e não consegue parar de pensar no assunto, quando a dor de uma morte na família, uma separação ou a perda do emprego, ambos podem ser suficientes para exigir algum tipo de aconselhamento, pois podemos achar que esse tipo de sensação vai embora sozinha, mas o luto pode nos atrapalhar no dia a dia e nos afastar dos amigos. É importante analisar se você está se distanciando, ou se seus amigos notarem o mesmo, e esse pode ser um momento de buscar ajuda para tentar entender como o evento ainda está te afetando. Porém cada pessoa reage ao luto de maneira diferente, algumas pessoas buscam os amigos incessantemente e têm problemas para dormir. Os quais também são sinais de alerta.
>o nosso corpo pode estar nos dizendo que é hora de buscar ajuda, quando você tem dores de cabeça recorrentes e inexplicáveis, dores de estômago ou baixa resistência, pois se estamos emocionalmente abalados, o corpo pode ser afetado, muitas pesquisas confirmam que o estresse pode se manifestar de diversas formas, de problemas estomacais crônicos a dores de cabeças, resfriados, redução do apetite sexual, dores musculares repentinas e dores no pescoço.
>o aumento da quantidade e frequência do uso de bebida ou drogas, ou mesmo dos aumentos dos pensamentos e vontades em utilizar, pode ser um sinal de que você queira anestesiar algum tipo de sensação.
>o descuido com a alimentação, comer demais, ou de menos, pode indicar estresse ou sinalizar que você não está querendo cuidar de si mesmo.
>o mal rendimento no trabalho, pode ser o momento para buscar ajuda, algumas mudanças da performance no trabalho são comuns entre aqueles que enfrentam questões emocionais ou psicológicas, pode ser um sentimento de estar desconectado do trabalho, mesmo que antes gostasse do que faz, mas que em certo momento além de afetar a concentração e a atenção, você pode começar a receber críticas dos seus chefes ou colegas. Esse pode ser um sinal de que é hora de buscar ajuda de um profissional. Muitas vezes você pode não perceber, pois muitas vezes passamos a maior parte do tempo no trabalho, deste modo, as pessoas que reparam são aquelas que têm de compensar, como em uma família.
>se você está desiludido, achando que nada faz sentido, murmurando uma sensação de estar desconectado daquilo que gostava de fazer, se seus encontros de amigos e família estão perdendo a graça, pode ser um sintoma de que algo está errado, e buscar terapia pode ajudar a elaborar e compreender essas sensações e a procurar uma nova direção.
>quando seus relacionamentos estão desgastados, e você tem dificuldades para explicar como realmente está se sentindo, dificuldades em identificar suas emoções, sentimento de infelicidade durante as interações com aqueles que ama, brigas, discussões frequentes, pode ser o caso de buscar uma terapia de casal ou de família.
Na Psicoterapia, você aprende a escolher melhor as palavras, e que não é só o que você está dizendo que importa, mas também sua linguagem corporal e sua atitude.
Familiares e amigos podem perceber padrões que não conseguimos identificar em nós mesmos, portanto é importante considerar a perspectiva daqueles que estão à sua volta. Quando as pessoas ao seu redor começarem a te perguntas se você está bem, se falou com alguém sobre suas angustias, ou se dizem frequentemente que estão preocupados com você, pode ser o momento em que outros estão enxergando sinais que você não consegue, e a análise de um profissional seria uma boa ajuda para que tais sinais não se agravem.
Lembre-se:
“Não é preciso pisar em um prego para saber que você se machuca, assim como não é preciso que tristezas, angustias, entre outros sinais se agravem”.
“A dor é inevitável, mas o sofrimento continuo é opcional”.
Quando preciso de terapia?! Todo tempo …..rs Cada fase da nossa vida é um ciclo novooooooo nascendo e sendo descoberto. Quem dera cada um de nós tivessemos o terapeuta lá nesse momento…..
Uau, perfeito! Gostei muito!!
Excelente Marialva, fico feliz em ajudar!