PORQUE OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA MUDARAM? - Psicologo Rodrigo Romão Antonio
PORQUE
OS TIPOS DE INTELIGÊNCIA MUDARAM?
Antigamente a
inteligência era considerada algo inato e absoluto, ou seja, uma pessoa nascia
inteligente ou não, e isso era para o resto da vida.
Porém isso foi
desconstruído graças a Howard Gardner, o qual nos mostrou que existem
diferentes tipos de inteligência e que elas podem ser desenvolvidas por meio da
aprendizagem.
Mas qual tipo de
inteligência é superior?
Será que Einstein é mais
inteligente do que Tesla?
Será que Cristiano
Ronaldo é mais inteligente do que Jimi Hendrix?
Será que Steve Jobs é
mais inteligente do que Michael Jackson?
Será que Bill Gates é
mais inteligente do que Tom Hanks?
Gardner, nos mostrou que
ser inteligente não significa fazer tudo com perfeição, então vamos entender um
pouco mais.
Ø Teoria
das inteligências múltiplas (1983)
Segundo Gardner,
inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que
sejam valiosos em uma ou mais culturas. Para ele não existe somente uma
inteligência com diferentes características, existe sim, um conjunto de
inteligências múltiplas, diferentes e independentes entre si.
Para cada campo de
sucesso é necessário um tipo diferente de inteligência, seja o campo dos
negócios, finanças, esportes, entre outros. E nenhum tipo é melhor ou menos relevante
do que os outros, mas dependendo a área de atuação uma é mais necessária que
outra.
Bill Gates não é mais ou
menos inteligente que Rafael, o verdureiro do bairro, que é uma pessoa educada
e amorosa com os vizinhos e com seus clientes. Nem Einstein é mais inteligente
que Neymar, nem Steve Jobs que Picasso. Cada pessoa possui um tipo de
inteligência diferente da outra.
Na verdade, a
inteligência é entendida como uma capacidade, e ela implica em uma forma de
construir o mundo, de traçar distinções, de olhar a vida, centralizando e
direcionando a atenção em certos aspectos do fenômeno que se nota de acordo com
o tipo de inteligência predominante na pessoa.
H. Gardner, diz que o ser
humano não tem apenas uma inteligência, mas sim, uma combinação única. E de
acordo com ele, há oito tipos de inteligência que podem ser desenvolvidas.
O que acaba deixando o
sistema de educação defasado, pois o mesmo é estruturado com planos de estudos
universal sob a crença de que todas as pessoas podem aprender as mesmas matérias
da mesma forma.
Vamos entender os tipos
de inteligência.
Ø Inteligência
linguística
A qual se utiliza os dois
hemisférios do cérebro, e parece que ambos contribuem para o processamento e a
compreensão da linguagem. Sendo o hemisfério esquerdo que processa o
significado linguístico da prosódia, que é a cadência da fala, o ritmo, os tons
e as ênfases. Já o hemisfério direito processa as emoções comunicadas pela
prosódia, que implica a capacidade de compreender a ordem e o significado das
palavras na leitura, na escrita, e também ao falar e escutar. No cérebro, a
área de Broca está envolvida no processamento da gramática, ou seja, na
produção de orações gramaticais, e a área de Wernicke na compreensão da fala.
Esse tipo de inteligência
é predominante em líderes políticos, escritores, poetas, redatores, etc.
Ø Inteligência
lógico-matemática
Ela mostra a habilidade
na resolução de problemas matemáticos e de lógica, essa inteligência sempre foi
considerada como a única inteligência e é utilizada nos testes mentais,
principalmente os que exploram o quociente de inteligência (QI), onde são
avaliadas a inteligência lógico-matemática associada com a linguística.
Essa inteligência permite
a dedução, sistematização na construção de hipóteses e avaliação das mesmas, o
processamento da informação e a contemplação de inúmeras variáveis ao mesmo
tempo. E são predominantes em cientistas, engenheiros, economistas, etc.
Ø Inteligência
espacial
É utilizada o hemisfério
direito, o qual é a parte do cérebro encarregada do cálculo espacial, que é uma
capacidade utilizada da navegação, no ato de dirigir um carro em direção a um
lugar desconhecido, no uso de mapas, até no jogo de xadrez e, é claro, nas
artes gráficas e visuais, e no uso de três dimensões. Ela permite a criação de
imagens mentais, representar ideias e, consequentemente, permite desenhar
mostrando a representação ideal. A seletividade na atenção está depositada em
detalhes visuais.
É predominante nos
artistas, principalmente nos escultores, arquitetos, marinheiros, engenheiros,
cirurgiões, decoradores, fotógrafos, desenhistas e publicitários, etc.
Ø Inteligência
musical
É a habilidade para
aprender sons, tons, cantar, dançar, tocar instrumentos e faz parte do
hemisfério direito em algumas áreas que não estão totalmente localizadas, e que
estão relacionadas à percepção e à produção musical. No desenvolvimento
infantil, existe uma habilidade natural e uma percepção auditiva (ouvido e
cérebro) inata na primeira infância.
É predominante em
músicos, cantores, bailarinos, compositores, críticos musicais, etc.
Ø Inteligência
corporal cinestésica
Está inteligência está
relacionado a capacidade de se expressar através do corpo e desenvolver ações
que exijam força, coordenação e equilíbrio, rapidez, flexibilidade, fazer
reparos ou criar por meio das mãos, etc.
Esse domínio do próprio corpo está localizado no córtex motor, e cada
hemisfério domina ou controla os movimentos corporais correspondentes ao lado
oposto.
Ela é predominante em
artesãos, esportistas, cirurgiões, escultores, atores, modelos, bailarinos,
etc.
Ø Inteligência
intrapessoal
Ela permite o
autoconhecimento, é a capacidade realizar uma introspecção sobre os aspectos
internos, conscientizar-se a respeito da própria identidade, acessar o universo
das emoções, interpretar as próprias condutas nas ações, conectar-se com o
próprio sistema de crenças, em síntese, tudo o que envolve se relacionar com o
mundo interno. Desenvolvendo um planejamento de objetivos, o entendimento das
próprias habilidades para proporcionar o desenvolvimento delas, conhecer o
próprio potencial de acordo com as próprias metas, implicando em uma reflexão
sobre si mesmo gerando autoconhecimento com o intuito de dar o melhor à sua
volta.
Ø Inteligência
interpessoal
A qual permite
compreender outras pessoas, e inclusive trabalhar com elas, assim como ajudar
as pessoas a identificar e superar problemas. É a capacidade de detectar nos
outros as características de personalidade, expectativas, até mesmo sua
intencionalidade. Essa inteligência permite alcançar a interação humana,
captando intenções, ler a linguagem implícita, mensagens para verbais,
conseguir agir da maneira mais efetiva, tendo empatia nas relações.
É predominante em
vendedores, líderes políticos e religiosos, professores ou terapeutas e
mestres.
Ø Inteligência
naturalista
É a capacidade de
observar e estudar a natureza com o objetivo de conhecê-la, classificá-la e
ordená-la. Essa inteligência permite observar, identificar e classificar os
membros de um grupo ou espécie, ou criar novas tipologias, reconhece a fauna e
flora.
São pessoas que se
dedicam à pesquisa e aplicam sistematicamente o método científico, é
predominante em biólogos e botânicos.
Ao ler esse texto, você
deve ter se identificado com uma ou algumas formas de inteligência, o que é
normal e benéfico, pois o autoconhecimento dos nossos tipos de inteligências,
proporciona a possibilidade de reconhecer nossas limitações e desenvolver nosso
déficit, e reconhecer nossas capacidades e potencializa las.
E você, quais são seus
tipos de inteligência?