Qual a importância da Inteligência Emocional?

A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber de maneira clara, de avaliar e de expressar as emoções, a capacidade de identificar e gerar sentimentos que capacitam o pensamento, a capacidade de compreender, e controlar as emoções com o intuito de promover o crescimento emocional e intelectual.

Mas a inteligência emocional não é simplesmente identificar e controlar as emoções, o mais importante é identificar e pensar essas emoções para que elas possam aliar-se a razão e deste modo, potencializar a qualidade das decisões.

A inteligência emocional é a capacidade de compreensão das emoções em si e nos outros, o desenvolvimento dessa capacidade auxilia na construção de uma vida satisfatória. Pessoas autoconscientes e sensíveis aos demais, desenvolvem mais habilidades para administrar suas questões de forma mais sábia e adequada ao contexto, especialmente em situações adversas. Entretanto, pessoas incapazes de reconhecer as próprias emoções e as alheias, enfrentam mais dificuldades para lidar com seus conflitos, frustrações, fracassos relacionais, entre tantas situações e conflitos que enfrentamos durante a vida.

O desenvolvimento da inteligência emocional é importante para nossa vida pessoal e profissional, pessoas que trabalham na área da saúde por exemplo, lidam com situações de vida e morte, e o acompanhamento de pessoas que passam pelo processo de luto, o qual por sua vez acaba sendo de tal forma um processo doloroso e devastador, que afeta os diversos contextos de vida do enlutado, exige que o profissional seja capaz de lidar com suas emoções e seja sensível as emoções de seus pacientes.

Assim a inteligência emocional não é a razão sobressaindo a emoção, mas sim a capacidade de aliar a emoção a razão, desenvolvendo habilidade para administrar as decisões de maneira mais adequada e lidando de maneira sabia com as frustrações.

Uma resposta